Ana Abrantes
Ana Abrantes
Mini-Bio

Formada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), trabalha na área de informática há 20 anos com desenvolvimento de aplicações corporativas.

Conheceu Java há 6 anos e trabalha há 5 na Globalcode gerenciando e desenvolvendo aplicações Web usando várias tecnologias Java.

Atualmente se dedica a aplicações Web com interfaces ricas, tais como JSF, RichFaces, Facelets, Seam, entre outras.

Co-autora do curso de JasperReports/iReport (AW6), escreveu vários artigos sobre o assunto e ajudou na revisão de outros cursos em Java.

Possui SCWCD, SCJP e SCJA.

Dimas Oliveira
Dimas Oliveira
Mini-Bio

Engenheiro da Sun Microsystems, envolvido com os projetos de TV Digital e Java para dispositivos móveis.

Trabalha com a camada de infra-estrutura necessária para execução das aplicações em Java, ou seja, Java Virtual Machine (JVM) e outras camadas necessárias para dispositivos móveis e TV Digital.

Utilizando tecnologia Java nos últimos 5 anos para sistemas embarcados utilizando RTSJ (Java Real Time), JME, CDC e CLDC, onde estas tecnologias em conjunto com empresas da América Latina e algumas regiões do globo criam novas plataformas que expandem o que Java como nós conhecemos.

Participando de eventos e divulgando a tecnologia Java em dispositivos embarcados e participando ativamente do processo de TV digital no Brasil, tanto na infraestrutura (Máquina Virtual) quanto no Forum SBTVD auxiliando em definições e padrões.

Utilizando conhecimento de Java em mercados globais e adaptando à realidade da América Latina.

Edgar Silva
Edgar Silva
Mini-Bio

Edgar trabalha na JBoss, a division of Red Hat, onde é responsável por tecnologias e pré-vendas de JBoss na Red Hat Brasil.

Desde 1998 atua com Integrações, Objetos Distribuídos e Java, trabalhou em vários dos mais desafiantes projetos corporativos envolvendo Java no Brasil.

Palestrou nos maiores eventos de tecnologia no Brasil como FISL, JustJava, BrasilOne, CaféBrasil, Sun TechDays, e no JavaOne EUA.

Edgar possui inúmeras certificações de tecnologia e de Java de vários fornecedores entre elas SCEA.

Elaine Quintino Silva
Elaine Quintino Silva
Mini-Bio

Doutora e mestre em Ciência da Computação pelo ICMC-USP (São Carlos). Trabalha com a linguagem Java há 10 anos, aplicando inicialmente em projetos de pesquisa na área de informática na educação.

Atualmente trabalha na Globalcode com instrutoria, ministrando aulas e preparando material didático, e com desenvolvimento de software utilizando diversas tecnologias Java.

Possui SCWCD, SCJP 1.5 e SCJA.

Giulian Dalton Luz
Giulian Dalton Luz
Mini-Bio

Mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP, com 11 anos de experiência em desenvolvimento, sendo 8 anos dedicados ao Java como analista e 4 como instrutor, atuando com JavaSE, JavaEE, JavaME, Análise e Projeto, UML e Arquitetura nessas duas áreas.

Atualmente trabalha com arquitetura e desenvolvimento em JavaEE e como instrutor JavaSE e JavaEE.

Possui SCWCD, SCJP 1.4 e 1.5.

Mauricio Leal
Mauricio Leal
Mini-Bio

Mauricio Leal é Gerente de Programas SDN (Sun Developer Networks) para a América Latina da Sun Microsystems.

Depois de 5 anos trabalhando com o desenvolvimento com tecnologias móveis para celulares, já foi Arquiteto de Sistemas para a América Latina na Telefónica e Desenvolvedor de Sistemas em países como Alemanha, França e Irlanda.

Membro de um dos maiores Grupos de Usuários de Java, o SouJava, vem trabalhando para o crescimento da comunidade e colaborado em discussões no cenário de tecnologias móveis e embarcadas baseadas em Java.

Melissa Villela
Melissa Villela
Mini-Bio

Vasta experiência em projetos de análise, arquitetura, diagramação e programação de sistemas aplicativos, com sólidos conhecimentos em OO, UML e ferramentas de desenvolvimento Eclipse, JBoss, NetBeans, Tomcat, além dos principais frameworks para desenvolvimento Web.

Acumula mais de 2000 horas ministrando treinamento nas carreiras Globalcode, além de palestras e tutoriais.

Possui SCWCD, SCJP 1.4 e 1.5 e SCJA.

Pablo Madril
Pablo Madril
Mini-Bio

O Eng. Pablo J. Madril é consultor sênior da Summa Technologies.

Atua na área de desenvolvimento de sistemas desde 1985, e desde 2001, no desenvolvimento de sistemas corporativos em Java.

É membro fundador do SouJava e sócio da SBIS, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, tendo representado o Brasil na OMG na área de informática em saúde trabalhando na definição de padrões.

Rafael Pereira Nunes
Rafael Pereira Nunes
Mini-Bio

Trabalha com desenvolvimento e arquitetura de software há 8 anos, sendo 6 deles especificamente em JavaEE.

Últimos anos dedicados à pesquisa e implementação de integrações de aplicações enterprise com SOA e EAI.

Já escreveu e apresentou artigos em revistas e eventos nacionais, e também é moderador do GUJ.

Possui SCWCD, SCJP e SCJA.

Thiago Vespa
Thiago Vespa
Mini-Bio

Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computacionais de São Carlos – USP e bacharel em Ciências da Computação pela UNESP.

Além disso, é coordenador de projetos do JavaNoroeste, membro do NetBeans Translation Team, membro do JCP (Java Community Process), vencedor do NetBeans Innovators Grant, instrutor homologado pela Globalcode, consultor Oracle, arquiteto de software de empresas de médio e grande porte, palestrante de vários eventos e colaborador de projetos open source.

Possui SCEA-I, SCDJWS, SCSNI, SCJP, SCJA

Vinicius Senger
Vinicius Senger
Mini-Bio

Diretor técnico e fundador da Globalcode. Atua há mais de 14 anos com desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, incluído mentoring e arquitetura de projetos Java EE.

Atualmente desenvolve pesquisas e treinamentos, ministra cursos para a tecnologia Java™ e também para formação de instrutores. Palestrante em diversos eventos nacionais e também no JavaOne - Maior evento Java™ dos EUA.

Possui SCEA - 1ª fase, SCJP 1.4, SCJA, Microsoft Certified Professional, Certified Trainer.

Wagner Santos
Wagner Santos
Mini-Bio

Lead editor da queue Arquitetura do portal Infoq Brasil e entusiasta do NetBeans, tendo diversas participações na criação de plugins, traduções e testes do IDE.

Publica artigos na revista Mundo Java, é palestrante em eventos nacionais e possui premiações em eventos de desenvolvimento como Open Hack Yahoo e NetBeans Contest.

Atualmente presta consultoria como Arquiteto Java e nas horas vagas mantém o blog netfeijao.blogspot.com.

Possui SCJA, SCJP, SCSNI, SCJWSD 5, SCBCD 5 e CSM.

Yara Senger
Yara Senger
Mini-Bio

Sócia-diretora educacional e instrutora da Globalcode, formada pela Universidade de São Paulo, em São Carlos, detém expressiva experiência no Brasil e no exterior em desenvolvimento de soluções críticas com Java.

Co-criadora dos programas Academia do Java e Academia do Web Developer, acumulando mais de 1000 horas em sala de aula ensinando Java.

Possui SCWCD, SCJP, SCJA e CSM (Certified Scrum Master).